Teste de sangue

Exames Veterinários

    Assim como na medicina humana os exames podem determinar o diagnostico e início de tratamento, detectando precocemente doenças graves e facilitando a recuperação do paciente.

A recomendação para realização de exames de rotina é de pelo menos uma vez ao ano, para check-up e prevenção de doenças através de diagnóstico precoce, aumentando assim as chances de cura.

Os principais exames veterinários são:

 

Hemograma

 

    Através do hemograma podemos identificar processos inflamatórios, infecciosos, anemias, ectoparasitas e determinação das alterações plaquetárias que podem sugerir problemas na medula óssea.

A retirada do sangue é feita através da coleta nas veias cefálicas (pata da frente), safena (pata traseira) ou jugular (pescoço), recomenda-se um jejum prévio de 8 a 12 horas.

 

Urina

 

    O exame de urina é necessário para determinar doenças endócrinas, tais como diabetes (sim nossos filhos de quatro patas também adquirem diabetes) e principalmente fornece informações importantes quanto ao funcionamento dos rins dos nossos pets.

A urina é coleta da através de sonda uretral ou por meio de um procedimento chamado cistocentese no qual é retirado o líquido através de seringa diretamente da bexiga do pet. recomenda-se que o pet não tenha feito xixi antes do exame.

 

Exame Coproparasitológico

 

    O Exame coproparasitológico é mais conhecido como exame de fezes, serve para determinar a presença de vermes e protozoários responsáveis por doenças intestinais como giardiase e isosporose.

O exame é feito através da coleta das fezes e recomenda-se amostras de diferentes dias para um resultado mais preciso.

 

Função hepática

 

    Um outro importante exame solicitado é o chamado função hepática, este exame é responsável pela determinação das concentrações de substancias ligadas ao fígado, tais como albumina ou alterações de enzimas que sugerem algum problema com o órgão.

Sua coleta é semelhante a coleta de hemograma podendo ser solicitada junto com a amostra de hemograma.

 

Glicemia em Jejum

 

    O exame de glicemia em jejum é indicado para determinar a quantidade de glicose no sangue, auxilia no diagnostico de diabetes em nossos pets.

Nossos filhos de quatro patas devem necessariamente ter passado por jejum de no mínimo 12 horas para coleta e correta realização do exame.